Universo
 Sistema Solar
 Ar
 Água
 Solo
 Ecologia
 Seres Vivos
 Reino dos Animais
 Reino das Plantas
 Corpo Humano
 Mais Conteúdos [+]

 Seres Vivos
 Os Vírus
 Reino Monera
 Reino Protista
 Reino Fungi
 Reino Plantae
 Genética
 Citologia
 Biotecnologia
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line

 Laifis de Biologia
 Área dos Professores
 Fórum de Discussão
 Glossário Biológico

 Jogos de Ciências
 Biokids
 Macetes

 Jornal Só Biologia
 Notícias
 Curiosidades
 Dicas de Etiqueta
 Grandes Cientistas
 Indicação de Livros
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

 

9 fatos curiosos sobre o seu corpo

Desconhecemos nosso próprio corpo. Você sabe quantos litros de sangue tem em seu organismo? Ou quantas vezes pisca e respira por minuto? Sabe que seu rosto abriga uma colonia de bactérias? Confira alguns fatos curiosos sobre o organismo humano:

1. Respiramos de 12 a 20 vezes por minuto

Frequência respiratória é o número de inspirações que você dá por minuto. A média de um adulto em repouso é de 12 a 20 respirações por minuto. Se um ser humano parado respira menos de 12 vezes ou mais de 25 por minuto, isso pode ser um problema. Asma, ansiedade, pneumonia, insuficiência cardíaca e o uso de entorpecentes podem alterar sua frequência respiratória.

2. A maioria das pessoas respira apenas por uma narina por vez

Graças a uma coisa chamada “ciclo nasal”, que atinge de 20% a 80% da população. Uma narina é bloqueada durante o ciclo nasal, assim o indivíduo só pode respirar cerca de 40% da quantidade normal inalada. E não importa se você é destro ou canhoto, a “narina dominante” muda periodicamente.

3. Existem ácaros vivendo em seus olhos - e você pode vê-los

Eles também moram em seu nariz e ouvidos. Existem dois tipos de ácaros que habitam rostos humanos: Demodex folliculorum, que vive nos folículos pilosos, e Demodex brevis, que vive nas glândulas sebáceas. Eles têm oito pernas curtas e corpos alongados e você pode vê-los se piscar forte por algumas vezes seguidas - tente!

4. Ninguém consegue respirar e engolir ao mesmo tempo

Isto é, a menos que você seja um bebê com algum distúrbio respiratório. Isso acontece porque, em algum ponto de nossa evolução, os seres humanos perderam a capacidade de fazer isso - o canal por onde respiramos é o mesmo por onde engolimos, inclusive é por isso que conseguimos respirar “pela boca”. Não tente fazer isso - é realmente impossível.

5. Existem mais bactérias na sua boca do que seres humanos na Terra

O microbiólogo Bruce Paster, do Instituto Forsyth, em Boston, afirma que há entre 10 e 50 bilhões de bactérias em sua boca - mais do que pessoas em todo globo terrestre. Pense nisso na hora de beijar alguém: é como trocar milhões de bactérias! Claro que a maioria delas não faz mal algum ao seu corpo.

6. Um ser humano tem de quatro a seis litros de sangue

O sangue não pode ser fabricado sinteticamente: o único modo de consegui-lo é através de doações. Quando você doa, perde cerca de meio litro do total que varia de quatro a seis litros. Mas isso é muito pouco perto do bem que a sua doação pode fazer: doe!

7. A frequência cardíaca de um adulto varia de 60 a 100 batimentos por minuto

Em repouso, um adulto médio tem de 60 a 100 batimentos cardíacos por minuto - mais ou menos do que isso pode indicar alguma anomalia. Cada batida é capaz de bombear cerca de 70ml de sangue, ou cinco litros por minuto, o que pode significar todo sangue do corpo.

8. Bocejos contagiosos

Ver alguém bocejar ou mesmo apenas lendo a palavra "bocejo" (tipo agora, como eu) você pode bocejar sem querer ou sem estar com sono. Bocejou?

9. Coceira também é contagiosa

Basta ver alguém se conçando para desencadear a sua própria coceira. Até mesmo ver alguém passando por uma situação asquerosa pode causar uma coceira involuntária.

Fonte: revistagalileu.globo.com

 

Curta nossa página nas redes sociais!

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Biologia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.