Você está em Informações > Notícias

Petróleo tem efeitos tóxicos sobre o coração dos peixes

Cientistas estudaram impacto do vazamento no Golfo do México, em 2010. Substância afeta capacidade das células cardíacas dos peixes.

Imagens mostram que algumas áreas do sul do estado de Louisiana, nos Estados Unidos, ainda apresentam grande degradação causada pelo vazamento da plataforma de petróleo da companhia BP no Golfo do México, mesmo um ano após o acidente.

O petróleo tem efeitos tóxicos sobre o coração dos peixes, provocando uma irregularidade no ritmo cardíaco, segundo um estudo americano sobre o atum do Golfo do México após o vazamento de combustível da BP em 2010.
Cientistas da Universidade de Stanford (Califórnia) e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), que estudavam o impacto da maré negra sobre o atum após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, descobriram que o petróleo afeta a capacidade das células cardíacas destes peixes de funcionar de modo eficaz.

Desta maneira, bloqueiam os canais de distribuição de potássio nas membranas das células do coração, o que aumenta o tempo entre cada batida. Este mecanismo é similar em todos os vertebrados, incluindo o homem.

Os efeitos negativos do petróleo sobre larvas e jovens peixes já são conhecidos há muito tempo, destacaram os autores dos trabalhos publicados na revista americana Science e apresentados na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência em Chicago.

'Esta descoberta define mais claramente as ameaças das substâncias químicas derivadas dos combustíveis para os peixes e outras espécies costeiras, assim como para o ecossistema oceânico, com consequências que vão além da maré negra', afirmaram os cientistas, que citam outras fontes de contaminação, como o vazamento de águas pluviais no meio urbano.

Os autores também destacam os riscos - anteriormente subestimados - de algumas substâncias dos combustíveis sobre a fauna e os humanos, especialmente o hidrocarboneto aromático policíclico (HAP), que está presente na poluição do ar em níveis elevados.

O vazamento da British Petroleum após a explosão da plataforma Deepwater Horizon despejou mais de quatro milhões de barris de petróleo no Golfo do México, a maioria durante o período de reprodução do atum vermelho do Atlântico.

(http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/02/petroleo-tem-efeitos-toxicos-sobre-o-coracao-dos-peixes.html)

Como referenciar: "Petróleo tem efeitos tóxicos sobre o coração dos peixes" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 07:52. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/noticias/noticia14.php