Você está em Informações > Notícias

Cientistas estão muito perto de criar o primeiro clone de mamute da história

Geneticista de Harvard foi bem-sucedido ao inserir genes de espécie extinta há mais de três milênios no DNA de um elefante.

Em tempos remotos, há milhares de anos, a humanidade conviveu com os mamutes. Durante a última era do gelo, era comum que nossos ancestrais abatessem o mamute-lanoso, representado na imagem, e aproveitassem sua carne como alimento e também sua ossada como matéria-prima para ferramentas ou obras de arte.

A perseguição humana e as mudanças climáticas acabaram levando a espécie à extinção há cerca de 3300 anos. Agora, pela primeira vez em todo esse tempo, os genes do mamute-lanoso voltaram à vida em um laboratório da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, inseridos no genoma de um elefante moderno.


Concepção artística de um mamute-lanoso

O geneticista George Church, líder da pesquisa, usou uma técnica inédita que permitiu inserir, com precisão, determinadas regiões do DNA do animal extinto no material genético do elefante, seu parente mais próximo. “Agora nós temos células de elefantes funcionais com DNA de mamute dentro delas”, afirmou Church ao The Sunday Times. “Nós priorizamos genes associados com a resistência ao frio, incluindo pilosidade, tamanho da orelha e gordura subcutânea”, explicou. Originária da tundra da América do Norte e da Eurásia, a espécie era perfeitamente adaptada ao frio extremo de seu habitat.


Carcaça de mamute encontrada em permafrost

Foi graças às baixíssimas temperaturas das regiões árticas que os cientistas tiveram acesso ao DNA, preservado dentro de carcaças em ótimo estado de conservação. O solo congelado do Ártico, conhecido como permafrost, funciona como uma espécie de freezer, capaz de preservar materiais biológicos por milhares de anos.

A amostra utilizada pelos pesquisadores de Harvard é proveniente de fósseis encontrados na Ilha de Wrangel, último reduto do mamute-lanoso, que fica no mar oriental da Sibéria.

“Nós ainda não publicamos o estudo em um jornal científico porque ainda temos mais trabalho a fazer, mas planejamos publicá-lo”, disse Church. Pelo menos três equipes distintas estão tentando reconstruir o genoma completo do mamute para poder trazê-lo de volta.

No entanto, há quem questione a ética da empreitada. “Nós encaramos a potencial extinção dos elefantes africanos e asiáticos. Por que trazer de volta outro elefantídeo quando não conseguimos sequer manter por perto aqueles que não estão extintos?”, questiona Alex Greenwood, especialista em DNA antigo. Ele prossegue: “Qual é a mensagem? Podemos ser tão irresponsáveis com o meio ambiente quanto quisermos, e depois simplesmente vamos lá e clonamos as coisas de volta?”.

(http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Biologia/noticia/2015/03/cientistas-estao-muito-perto-de-criar-o-primeiro-clone-de-mamute-da-historia.html)

Como referenciar: "Cientistas estão muito perto de criar o primeiro clone de mamute da história" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 20:32. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/noticias/noticia60.php