Universo
 Sistema Solar
 Ar
 Água
 Solo
 Ecologia
 Seres Vivos
 Reino dos Animais
 Reino das Plantas
 Corpo Humano
 Mais Conteúdos [+]

 Seres Vivos
 Os Vírus
 Reino Monera
 Reino Protista
 Reino Fungi
 Reino Plantae
 Genética
 Citologia
 Biotecnologia
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line

 Laifis de Biologia
 Área dos Professores
 Fórum de Discussão
 Glossário Biológico

 Jogos de Ciências
 Biokids
 Macetes

 Jornal Só Biologia
 Notícias
 Curiosidades
 Dicas de Etiqueta
 Grandes Cientistas
 Indicação de Livros
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

 

Games 3D ajudam a manter sua memória em forma

 


Cientistas dizem que o contato com a complexidade desses jogos é uma das melhores formas de manter nosso hipocampo ativo e saudável.

Jogar games durante sua vida inteira pode ser a melhor forma de envelhecer com a memória tinindo.


Na busca por maneiras de estimular nosso cérebro e, quem sabe, chegar à velhice com a mesma memória dos nossos anos mais tenros, pesquisadores da Universidade da Califórnia – Irvine, nos EUA, toparam com uma solução que talvez você já use e nem se dê conta. Jogar videogame – jogos em 3D, se possível.

Os testes funcionavam assim: um grupo de estudantes que não possuem muita familiaridade com videogames jogaria Super Mario 3D World, enquanto o outro grupo seria apresentado a Angry Birds. Os dois jogos foram escolhidos por causa de sua estética – enquanto o primeiro conta com um cenário relativamente complexo e dinâmico, o segundo se passa em um ambiente mais simplificado e passivo. A ideia é que os voluntários jogassem por meia hora durante duas semanas seguidas.

Antes e depois de jogar, os voluntários resolviam testes de memória. A ideia era investigar como os games – e a diferença na complexidade dos cenários – interfere no estímulo ao hipocampo, área do cérebro ligada ao aprendizado e à memória. Quem jogou Mario 3D obteve um acréscimo de 12% na comparação dos resultados dos testes pré e pós game. Segundo os cientistas, é mais ou menos essa a quantidade de memória que nós perdemos entre os 45 e os 70 anos. A taxa de evolução dos estudantes que jogaram Angry Birds não foi divulgada, mas os cientistas garantem que o progresso foi bem menor.

Ao se locomover pelos cenários do vídeo game, você está exercitando as mesmas partes do cérebro que utilizaria para transitar por um ambiente da vida real. É esse o motivo que faz com que games 3D estimulem mais a memória que os em 2D: eles possuem muito mais informação espacial e disponibilizam muito mais coisas para o usuário aprender.

De acordo com a pesquisa, os resultados mostraram “uma melhora significativa na cognição ligada ao hipocampo, usando várias medidas comportamentais”. Ainda segundo os cientistas, o experimento “sugere que os games modernos podem oferecer uma estimulação relevante no hipocampo humano”.

 

 

 


 

 

 

(http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/12/games-3d-ajudam-manter-sua-memoria-em-forma.html)

 

 

 

Curta nossa página nas redes sociais!

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Biologia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.