Você está em Só Ciências > Corpo humano

A energia dos alimentos

Para suprir as necessidades de nutrientes do nosso organismo, ou seja, para ficarmos bem alimentados, basta comer o suficiente. Não devemos exagerar.

Quando o organismo obtém mais energia do que gasta, seu peso aumenta. A obesidade geralmente é consequência de um excesso de energia no organismo em relação ao gasto. O excesso de carboidratos, por exemplo, é convertido em gordura e armazenado em células que forma o tecido adiposo.

A atividade muscular é a principal forma de gastar energia. Metade da energia gasta por uma pessoa corresponde à sua atividade muscular. Mas essa produção varia conforme as atividades realizadas por cada pessoa. Num operário da construção civil, por exemplo, aproximadamente ¾ de sua energia são gastos dessa forma.

Se você observar o corpo de um atleta que pratica esporte regularmente, perceberá como a atividade muscular contribui para reduzir a quantidade de gordura no organismo.

Calorias: medindo a energia dos alimentos

Os alimentos, como carboidratos, lipídios e proteínas, possuem energia. E essa energia pode ser medida.

A unidade de medida da energia contida nos alimentos é a caloria (cal).

Uma caloria é a quantidade de calor necessária para aumentar em um grau Celsius (1ºC) a temperatura de uma grama de água.

Como a caloria é uma unidade muito pequena, é mais fácil medir a quantidade de energia dos alimentos em quilocalorias (Kcal): uma quilocaloria (1Kcal) é igual a mil calorias (1000 cal).

Observe alguns exemplos de alimentos e suas respectivas quantidades aproximadas de energia:

Alimento
Quantidade 
Calorias
Café com açúcar
1 xícara de 50 ml
33
Suco de abacaxi natural
1 copo de 240 ml
100
Costeleta de porco
2 unidades (100g)
483
Hamburger bovina
1 unidade (56g)
116
Salsinha
1 unidade (40g)
120
Biscoito Recheado chocolate
1 unidade
72
Biscoito integral de trigo
1 unidade (15g)
28
Banana
1 unidade (65g)
55
Batata
100g
83
Leite integral
1 copo
166
Ovo
1 unidade
77
            

A quantidade de calorias necessárias a uma pessoa depende da sua idade, seu sexo, de seu peso e de sua atividade física. Veja alguns exemplos:

Fases da vida
Energia necessária (valores aproximados em Kcal/dia)
Bibê em fase de amamentação
950
Mulher em fase de amamentação
3100
Adolescente do sexo masculino
3200
Adolescente do sexo feminino
2300

Veja agora a quantidade de calorias gastas em algumas atividades do cotidiano por 1hora:

Atividades
Energia gasta (valores aproximados em Kcal/dia)
Assistir aula
126
Assistir TV
70
Dormir (8h)
60
Dançar
315
Correr
560
Nadar devagar
560
Andar de bicicleta
400

Pelos exemplos, verificamos que até dormir gastamos energia, pois, nesse período, as funções do corpo continuam ocorrendo.

Portanto, escolher adequadamente os alimentos é uma tarefa importante. Cada pessoa deve procurar saber qual a quantidade e a qualidade dos alimentos de que necessita. Muitas vezes podemos conseguir essa informação em postos de saúde, com nutricionistas ou médicos.

  

Como referenciar: "Energia dos alimentos" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/11/2024 às 12:14. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/alimentos7.php