Jacaré x crocodilo: diferenças
O jacaré e o crocodilo são répteis que possuem algumas diferenças físicas, embora ambos sejam classificados como crocodilianos, ou seja, pertencem à ordem Crocodilia.
São grandes répteis semiaquáticos e predadores, apresentando um corpo alongado e recoberto por placas córneas. Possuem quatro membros, que são usados para a locomoção terrestre e aquática.
Aspectos físicos
O jacaré tem a cabeça mais larga e arredondada do que a dos crocodilos, e, quando fecha a boca, seus dentes não aparecem. Já o crocodilo tem a cabeça mais estreita e, mesmo com a boca fechada, alguns dentes são visíveis.
Os crocodilos, que normalmente são mais ativos e apresentam um visual mais assustador que os jacarés, também costumam ser maiores em comprimento. Enquanto a maior espécie de jacaré (jacaré-açu) atinge cerca de 5,5 metros de comprimento, alguns crocodilos alcançam mais de 7 metros.
O jacaré tem a cabeça mais larga e arredondada do que a dos crocodilos
Onde são encontrados?
Jacarés e crocodilos habitam regiões tropicais, geralmente ficam às margens dos rios.
No Brasil, só existem jacarés. Eles são encontrados na Amazônia e no Pantanal Mato-Grossense. Entre as seis espécies de jacaré existentes em território brasileiro, podemos destacar o jacaré-de-papo-amarelo e o jacaré-açu.