O uso de micro-ondas faz mal à saúde?
Presente em grande parte dos lares no mundo inteiro, a todo momento surgem discussões em torno do micro-ondas, principalmente em virtude das radiações emitidas.
Porém, se o micro-ondas pudesse realmente vazar alguma radiação, os níveis desta liberação seriam insignificantes e não ofereceriam perigo à saúde. É o que garante o Centro Americano para Aparelhos e Saúde Radiológica, uma unidade do Food and Drug Administration (FDA), órgão que regulamenta a segurança doméstica dos aparelhos de micro-ondas.
O uso de micro-ondas não oferece risco à saúde
A Organização Mundial da Saúde também afirma que, quando usado corretamente, não há nada com o que se preocupar em termos de radiação de um micro-ondas. Além disso, a radiação também não fica nos alimentos, pois o aquecimento acontece pelo movimento das partículas de água e não pela absorção dos raios e, por isso, qualquer tipo de alimento pode ser preparado no micro-ondas sem qualquer perigo para a saúde.
Recipientes adequados
Procure utilizar recipientes próprios para micro-ondas. Alguns deles contêm símbolos que indicam que são próprios para este fim.
Plásticos: alguns tipos de plástico não são projetados para micro-ondas, pois têm polímeros no seu interior para torná-los macios e flexíveis, podendo derreter e se soltar se a temperatura ultrapassar os 100° C. Os plásticos recomendados geralmente são mais duros e grossos. Importante: nunca coloque no seu forno micro-ondas embalagens plásticas de sorvete, margarina ou iogurte, pois elas podem derreter rapidamente.
Vidros: quase todos os vidros podem ser levados ao micro-ondas, mas dê preferência aos refratários e assadeiras apropriadas (aquelas que também são usadas no fogão). Os pratos e porcelanas também podem ser colocados no micro-ondas, desde que não tenham detalhes metálicos.
Existe perda de nutrientes?
Será que o aparelho de micro-ondas pode deixar nossa comida menos nutritiva? Estudos de diferentes formas de preparo (micro-ondas, fervura, pressão, grelhar, fritar, assar) já demonstraram que o eletrodoméstico apresenta uma das menores perdas de nutrientes, assim como algumas técnicas para grelhar e assar.
A OMS também aponta que os alimentos preparados no micro-ondas possuem o mesmo valor nutricional que os cozidos em forno convencional.
O que precisa ser observado é que, toda vez que você esquenta uma refeição, independente se você usou micro-ondas, forno a gás ou elétrico, certos componentes sensíveis ao calor vão se perder. Além disso, para algumas pessoas, o gosto e a consistência da comida normalmente ficam menos apetitosos no micro-ondas em comparação com o aquecimento no fogão. Assim, o uso do aparelho depende mais do gosto, do tempo e da refeição escolhida.
Outra dica é evitar levar ao micro-ondas os alimentos com dimensões muito grandes, pois podem não cozinhar por inteiro. O ideal é aquecer alimentos pequenos e finos.
Sobre tampar os alimentos
Tampar alimentos no aparelho apenas impede de sujar as paredes do micro-ondas. Neste caso, também prefira utensílios de vidro para tampá-los.