Função base (ou hidróxido)
A função base é caracterizada por substâncias que apresentam o grupo hidroxila (OH)-1 ligado a metais. Devido a presença desse grupo, essas substâncias são também chamadas de hidróxidos. Um exemplo dessa função é a cal hidratada, utilizada em pinturas de paredes, cuja fórmula é Ca(OH)2.
As bases são formadas pela ligação iônica do ânion hidroxila (OH)- com um metal; são, portanto, compostos iônicos.
Existe, no entanto, um exceção, que é o hidróxido de amônio (NH4OH), uma base que não possui um metal em sua fórmula, apesar de ser um composto iônico.
Nas bases, o ânion hidroxila apresenta um átomo de hidrogênio ligado a um átomo de oxigênio por compartilhamento de elétrons (ligação covalente); esse ânion hidroxila tem carga -1, portanto forma uma ligação iônica com um cátion.
Por isso, quando isolado esse ânion apresenta carga -1. Observe:
Dissociação das bases
Da mesma forma que, em presença de água, os ácidos produzem por ionização o cátion H+, para que uma substância pertença à função base é necessário que, ao ser adicionada à água, produza como ânion exclusivamente a hidroxila (-OH).
Veja as equações a seguir:
Ao ser dissolvido em água, o hidróxido de sódio (NaOH) se dissocia, originando íons livres Na+ e OH-.
Diferença de ionização e dissociação |
---|
Ionização é a formação de íons por quebra de uma ligação covalente. Ou seja, a substância de origem não é formada por íons e, após a quebra da ligação covalente, eles são produzidos. |
Dissociação é o termo aplicado a compostos iônicos, isto é, consiste na separação dos íons que já existem nessas substâncias por algum processo. |
A dissociação pode ocorrer também entre bases com mais de uma hidroxila.
Nesse exemplo, além do cátion Ca2+, são liberadas duas hidroxilas na dissociação do hidróxido de cálcio.
As bases são compostos iônicos que se dissociam em presença de água, liberando ânion (OH)- em solução.