Você está em Só Ciências > Química

Função sal

A função sal é caracterizada por compostos iônicos que apresentam, ao menos, um cátion diferente de H+ e, no mínimo, um ânion diferente de (OH)-. Exemplos: o sal de cozinha (NaCl), o mármore (CaCO3), o gesso (CaSO4), entre outras substâncias.

Uma característica importante dos sais é que eles podem ser obtidos da reunião entre ácidos e bases.

Os sais compostos encontrados na natureza no estado sólido geralmente sob a forma de minerais, ou dissolvidos, como no caso do cloreto de sódio ou sal de cozinha (NaCl) presente na água do mar.

Muitos sais apresentam sabor salgado, alguns apresentam alta solubilidade em água, e outros apresentam valores de solubilidade tão pequenos que não considerados insolúveis, como é o caso do carbonato de cálcio (CaCO3), um constituinte do mármore.

Quando um sal se dissolve em água, ele sofre uma dissociação semelhante à que ocorre com as bases, visto que também é um composto iônico e, nessas dissociação, são liberados íons.

O NaCl, ao ser dissolvido em água, sofre dissociação, originando os íons livres Na+ e Cl-. Normalmente, sais que contêm um metal em sua composição, apresentam-no ligado ao restante da estrutura por ligação iônica. Nessa ligação ocorre a quebra e a consequente separação dos íons.

O Na2SO4, ao ser dissolvido em água, dá origem a dois íons Na+ e a um íon (SO4)2-.

Sais são compostos iônicos que possuem pelo menos um cátion diferente de H+ e, no mínimo, um ânion diferente de (OH)-.

Os sais são importantes no funcionamento do nosso organismo. Atuam, por exemplo, regulando a quantidade de água nas células e como constituintes de ossos e dentes.

 

Como referenciar: "Função sal" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 21/11/2024 às 15:46. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/funcaoquimica6.php