Você está em Só Ciências > Química

Separação dos componentes de uma mistura

Como os materiais encontrados na natureza, na sua maioria, são constituídos de misturas de substâncias puras, para obtê-las, a partir das substâncias compostas é necessário separá-las por um método adequado.

Existem muitos processos para separação de misturas, mas o método a ser empregado depende das condições materiais para utilizá-lo e do tipo de mistura a ser separado.

Você já pensou em como separar algumas misturas que são encontradas no seu cotidiano?

Para isso é necessário, em primeiro lugar, observar se a mistura em questão é homogênea ou heterogênea, para em seguida escolher o processo mais adequado para separá-la.

Os processos mais utilizados para separação de misturas

1) Catação, Ventilação, Levigação, Peneiração, Separação Magnética e Flotação, usados na separação de misturas heterogêneas constituídas de dois componentes sólidos.

Catação: É um processo simples de separar sólidos numa mistura heterogênea. Os grãos ou fragmentos de um dos componentes são catados com as mãos ou com uma pinça.

Ventilação: A ventilação é usada para separa sólidos menos densos, passando-se pela mistura uma corrente de ar que arrasta o mais leve.

Levigação: passa-se pela mistura uma corrente de água e esta arrasta o mais leve.

Separação magnética: passa-se pela mistura um imã, se um dos componentes possuírem propriedades magnéticas, será atraído pelo imã.

  

Como referenciar: "Separação de misturas" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 21/11/2024 às 15:21. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia13.php