Propriedades Específicas da Matéria (continuação)
Maleabilidade
Propriedade que permite à matéria ser moldada. Existem materiais maleáveis e não-maleáveis.
Ductilidade
Propriedade que permite transformar materiais em fios. Um exemplo é o cobre, usado em forma de fios em instalações elétricas e o ferro na fabricação de arames.
Magnetismo
Algumas substâncias têm a propriedade de serem atraídas por ímãs, são as substâncias magnéticas.
Densidade
É também chamada de massa específica de uma substância, é a razão (d) entre a massa dessa substância e o volume por ela ocupado.
Com uma balança podemos determinar a massa de pedaços de cortiça de volume conhecido. Assim, por exemplo, determina-se experimentalmente que (para a variedade de cortiça utilizada):
- 1 cm3 de cortiça tem massa 0,32 g;
- 2 cm3 de cortiça têm massa 0,64 g;
- 100 cm3 de cortiça têm massa 32 g;
- 1.000 cm3 de cortiça têm massa 320 g.
Analogamente, pode-se determinar a massa de pedaços de chumbo de volume conhecido. Chega-se, por exemplo, a que:
- 1 cm3 de chumbo tem massa 11,3 g;
- 2 cm3de chumbo têm massa 22,6 g;
- 100 cm3 de chumbo têm massa 1.130 g;
- 1.000 cm3 de chumbo têm massa 11.300 g.
Percebeu alguma regularidade?
A massa e o volume da cortiça são diretamente proporcionais. Quando o volume aumenta, a massa aumenta na mesma proporção. Matematicamente, podemos dizer que a razão (divisão) entre a massa e o volume de um pedaço de cortiça fornece resultado constante. O mesmo se pode afirmar para o chumbo.
O conceito da densidade
A razão entre a massa e o volume para a cortiça é:
O resultado obtido (0,32g/cm3) é a densidade da cortiça, grandeza que nos informa o quanto de massa existe em um certo volume. Um volume de 1cm3 de cortiça tem massa 0,32 g, um volume de 2 cm3 tem massa de 0,64g e assim por diante.
Para o chumbo, temos:
A densidade do chumbo (11,3 g/cm3) é, portanto, diferente da densidade da cortiça. Um centímetro cúbico de chumbo tem maior massa que um centímetro cúbico de cortiça.
Vamos definir de modo mais geral.
Em palavras: A densidade de um objeto ou de uma amostra de certo material ou substância é o resultado da divisão da sua massa pelo seu volume.
Em equação:
A unidade da densidade é composta por uma unidade de massa dividida por uma unidade de volume. Assim, podemos expressá-la, por exemplo, em g/cm3, g/L, kg/L etc.