Reação química
Combustão, um exemplo de reação química
Depois que o ser humano pré-histórico aprendeu a dominar o fogo, percebeu-se que este modificava alguns materiais a sua volta.
Foi possível, por exemplo, perceber que alguns materiais queimam e outros não. Descobriu-se também que certos alimentos, se assados, adquiriam gosto mais agradável.
Objetos de argila molhada, quando secavam ao fogo, tornavam-se rígidos e impermeáveis, ao contrário do que ocorria quando secavam simplesmente ao Sol; portanto eram mais úteis. Estava descoberta a técnica para produzir objetos cerâmicos, ainda hoje empregada na produção de tijolos, telhas, vasos, potes etc.
Ao aquecer determinados minerais, povos antigos descobriram que era possível obter o metal de cobre a partir do minério de cobre e, séculos depois, ferro a partir do minério de ferro.
Sistema
Para perceber que uma transformação ocorreu, os cientistas escolhem um certo sistema e observam-no no transcorrer do tempo. Sistema é uma porção de matéria que foi escolhida para ser estudada, observada. Um sistema pode ser constituído por uma substância pura ou por uma mistura de substâncias. Pode ser pequeno como uma gotícula de líquido examinada a o microscópio ou grande como a atmosfera do planeta.
Para verificar a ocorrência de transformação num sistema, é necessário descrevê-lo em instantes diferentes. Quando consideramos apenas duas observações de um sistema feitas em instantes diferentes, dizemos que a primeira se refere ao estado inicial do sistema e a segunda, ao estado final do sistema.