Você está em Só Ciências > Universo

Hubble

O Telescópio Espacial Hubble é um Satélite astronômico, artificial, não tripulado, que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha.

Foi lançado pela agência espacial dos EUA - NASA em 24 de abril de 1990. Este telescópio já recebeu três visitas espaciais da NASA para a manutenção e para a substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes.

O Telescópio Espacial Hubble é a primeira missão da NASA pertencente aos Grandes Observatórios Espaciais - consistindo numa família de quarto Observatórios Orbitais, cada um observando o Universo em um comprimento diferente de onda, como a luz visível, raios gama, raios-X e o infravermelho.


O Telescópio Espacial Hubble visto do Vaivém espacial Discovery durante a missão STS-82.

A grande importância do Telescópio Espacial Hubble (nome dado em homenagem ao astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble que viveu de 1889 a 1953) está no fato de ele estar colocado no espaço, fora da atmosfera da Terra. A luz dos astros para chegar a ele não precisa passar por nossa atmosfera. Toda informação que obtemos de um astro está na luz que vem deles. A atmosfera sempre "some" com parte dessa informação e é por isso que os observatórios astronômicos profissionais sempre são construídos em locais bem altos.

Mesmo assim, um telescópio "de solo",  que é capaz de ver uma bola de futebol a 51,5 km de distância, em condições atmosféricas extremamente adequadas à observação, é superado cerca de 10 vezes pelo telescópio Hubble em resolução. Com essa resolução e com a ajuda de  técnicas de reduções fotográficas feitas por computador, podemos distinguir separadamente objetos suficientemente brilhantes a até menos de dois metros de distância um do outro, como os dois faróis de um carro que estivesse na Lua.

Como referenciar: "Hubble" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/11/2024 às 06:10. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Universo/Hubble.php