📄 Estados Físicos da Matéria
📄 Propriedades da Água
📄 Propriedades da Água (continuação)
📄 Propriedades da Água (Usinas Hidrelétricas)
📄 Propriedades da Água (continuação)
📄 O Ciclo da Água
📄 A Qualidade da Água
📄 Fontes de Poluição da Água
📄 Estações de Tratamento
📄 Quando não há estação de tratamento
📄 Doenças Transmitidas
📄 Diarreia Infecciosa
📄 Cólera
📄 Leptospirose
📄 Hepatite
📄 Esquistossomose
📄 Dengue
📄 Febre Amarela
📄 Malária
Diarreia infecciosa
Se a pessoa vai muitas vezes ao banheiro e as fezes saem líquidas ou muito moles, ela pode estar com diarreia. A diarreia pode ser provocada por micróbios adquiridos pela comida ou água contaminadas.
As diarreias leves quase sempre acabam sozinhas. No entanto, é preciso beber líquidos para evitar a desidratação, que é muito perigosa.
Uma criança com diarreia precisa continuar a ser amamentada ou continuar com a alimentação. Às crianças que já comem alimentos sólidos devem ser oferecidas misturas bem amassadas de cereais e feijão ou carne bem cozidos, por exemplo. Depois de a diarreia passar, é bom dar a ela uma alimentação extra, para ajudar na recuperação.
Crianças e idosos correm maior risco de desidratação. Por isso, é importante tomar também os sais de reidratação oral, fornecidos pelos postos de saúde. Eles devem ser misturados em água, na quantidade indicada na embalagem.
Na falta desses sais, podemos preparar e oferecer o soro caseiro. Assim: num copo com água fervida ou filtrada, dissolvemos uma pitada de sal e duas colheres de chá de açúcar.