Você está em Só Ciências > Química

Ligações Químicas

Ligação iônica

Uma substância muito usada pelo ser humano é o cloreto de sódio (principal componente do sal de cozinha), substância composta pelos elementos sódio e cloro.

Consultando a tabela periódica, temos:

Elemento nº de prótons nº de elétrons Carga elétrica total
Sódio (Na)
11
11
0
Cloro (Cl)
17
17
0

Agora compare a eletrosfera desses elementos com a dos gases nobres:

Elemento nº de prótons nº de elétrons Carga elétrica total
Hélio (He)
2
2
0
Neônio (Ne)
10
10
0
Argônio (Ar)
18
18
0
Criptônio (Kr)
36
36
0
Xenônio (Xe)
54
54
0
Radônio (Rn)
86
86
0

Você notou que a eletrosfera do sódio está mais próxima, em número de elétrons, da eletrosfera do neônio? E que a do cloro está mais próxima da do argônio?

Se o sódio perder um elétron, sua eletrosfera passará a ter o mesmo número de elétrons no neônio. E se o cloro receber um elétron ficará com o mesmo número de elétrons do argônio.

Os cientistas concluíram que, no cloreto de sódio, os átomos de sódio têm 10 elétrons e os de cloro têm 18. Como consequência esses átomos não são eletricamente neutros.

Elemento nº de prótons nº de elétrons Carga elétrica total
Sódio (Na)
11
10
+ 1
Cloro (Cl)
17
18
- 1

Quando átomos perdem ou recebem elétrons eles deixam de ser eletricamente êutrons e passam a ser íons.

O íon de sódio representado pó Na+, o que indica a sua carga positiva. O íon de cloro é representado por Cl-, o que indica a sua carga negativa.

Como os íons Na+ e Cl- possuem cargas de sinais opostos, atraem-se mutuamente e mantêm-se unidos. Essa união entre íons é chamada de ligação iônica, e origina uma estrutura altamente organizada, o retículo cristalino iônico, esquematizado no desenho ao lado.

 

Como referenciar: "Ligação iônica" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 21/11/2024 às 15:56. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/atomo14.php