Função ácido
Uma das características da função ácido é a presença, nas substâncias classificadas nessa função, do elemento químico hidrogênio ligado a ametais. Um exemplo de ácido é o ácido clorídrico (HCl), que está presente em nosso estômago, auxiliando na digestão.
Existem ácidos que possuem mais de dois elementos químicos em sua composição e destacam-se pela presença do elemento oxigênio. São exemplos o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4).
Os elementos químicos que participam da composição dos ácidos tendem a ganhar elétrons, por isso eles são compostos formados por ligações covalentes, ou seja, não são substâncias iônicas, mas, sim, moleculares.
No entanto, nem todas as substâncias que possuem hidrogênio em sua composição podem ser classificadas como ácidas. Somente as substâncias que sofrem ionização liberando o cátion H+ são consideradas ácidos. A ionização consiste na formação de íons por quebra de uma ligação covalente.
Observe a seguir esse comportamento nos ácidos.
Ionização dos ácidos
A ionização é uma característica comum a todos os ácidos. Quando estes são dissolvidos em água, quebra-se a ligação do elemento ligado ao hidrogênio, liberando-o na forma de cátion H+.
Veja, nas equações representadas abaixo, como isso ocorre.
Equação química é a representação, de uma reação química por meio dos símbolos das espécies participantes (átomos, moléculas, íons etc.).
Ao ser dissolvido na água, o ácido clorídrico se ioniza, produzindo íons livres H+ e Cl-. Quando ocorre a quebra de ligação H – Cl, o elétron do hidrogênio fica com o cloro. Por esse motivo, o hidrogênio assume a carga +1, e o cloro assume a carga -1.
Na ionização de ácidos com mais de um átomo de hidrogênio, para cada ligação quebrada, o ânion originado assume uma carga negativa a mais. Observe o exemplo:
Ao ser dissolvido em água, o ácido sulfúrico ioniza-se, produzindo íons livres H+ e (SO4)2-. O ânion originado assume a carga -2, pois são liberados dois íons H+ na ionização do ácido.