📄 A carioteca
📄 A cromatina
📄 Os nucléolos
📄 Cromossomos
📄 Centrômero e cromátides
📄 Genes e genoma
📄 Divisão celular
📄 Mitose - Prófase
📄 Mitose - Metáfase
📄 Mitose - Anáfase, Telófase
📄 Citocinese
📄 Mitose na célula vegetal
📄 Controle do ciclo celular
📄 Meiose
📄 Fases da meiose - Meiose I
📄 Fases da meiose - Meiose II
📄 Variabilidade - crossing-over
📄 Gametogênese
📄 Espermatogênese
📄 Ovogênese
📄 Fecundação: a volta à diploidia
📄 Ácidos nucleicos: o controle celular
📄 DNA
📄 Duplicação do DNA
📄 RNA
📄 Transcrição do DNA
📄 O código genético
📄 Síntese de proteínas
📄 Tradução do RNA
📄 Polirribossomos
📄 Mutação gênica
Meiose
Diferentemente da mitose, em que uma célula diploide, por exemplo, se divide formando duas células também diploides (divisão equacional), a meiose é um tipo de divisão celular em que uma célula diploide produz quatro células haploides, sendo por este motivo uma divisão reducional.
Um fato que reforça o caráter reducional da meiose é que, embora compreenda duas etapas sucessivas de divisão celular, os cromossomos só se duplicam uma vez, durante a interfase – período que antecede tanto a mitose como a meiose. No início da interfase, os filamentos de cromatina não estão duplicados. Posteriormente, ainda nesta fase, ocorre a duplicação, ficando cada cromossomo com duas cromátides.
As várias fases da meiose
A redução do número cromossômico da célula é importante fator para a conservação do lote cromossômico das espécies, pois como a meiose formam-se gametas com a metade do lote cromossômico. Quando da fecundação, ou seja, do encontro de dois gametas, o número de cromossomos da espécie se restabelece.
Podemos estudar a meiose em duas etapas, separadas por um curto intervalo, chamado intercinese. Em cada etapa, encontramos as fases estudadas na mitose, ou seja, prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Vamos supor uma célula 2n = 2 e estudar a seguir os eventos principais da meiose nessa célula.