📄 A glicose e o metabolismo
📄 Energia sob a forma de ATP
📄 Fermentação
📄 Fermentação alcoólica
📄 Fermentação lática e acética
📄 Respiração aeróbica
📄 Glicólise
📄 Ciclo do ácido cítrico ou de Krebs
📄 Cadeia respiratória
📄 Contabilidade energética da respiração aeróbica
📄 Fotossíntese
📄 Cloroplastos
📄 Teoria da endossimbiose
📄 Luz e a fotossíntese
📄 Pigmentos fotossintetizantes
📄 As etapas da fotossíntese
📄 A etapa fotoquímica da fotossíntese
📄 Fase escura ou química
📄 Fatores que influenciam a fotossíntese
📄 A fotossíntese na Eletrônica e na Medicina
📄 Quimiossíntese
A Fotossíntese e a Eletrônica
À primeira vista, a fotossíntese tem pouca ou nenhuma associação com a eletrônica, entretanto há potencialmente uma forte conexão entre esses dois campos do conhecimento.
Hoje, procuram-se desenvolver tecnologias de transmissão de informação que sejam mais rápidas e compactas possíveis, chegando-se até à dimensão molecular (nanotecnologia).
Procuram-se substituir os elétrons pela luz nos processos de transmissão de informação, como hoje já é feito nos cabos de fibra óptica na telefonia. É neste ponto em que se faz a interface entre os dois campos de conhecimento, a fotossíntese e a eletrônica.
Cabo de fibra óptica
Ao compreendermos como as plantas absorvem luz e como controlam o movimento desta energia absorvida, da antena para os centros de reação e como converter a luz em energia elétrica e finalmente em energia química, nós poderemos construir computadores em escala molecular. De fato, vários elementos lógicos baseados nos centros de reação artificial, tem sido apontados na literatura científica.
A Fotossíntese e a Medicina
A luz pode ser altamente maléfica se não for devidamente controlada. Temos como exemplos os inúmeros casos de câncer de pele. As plantas tem que absorver luz com o mínimo de dano para ela mesma. A compreensão das causas dos danos causados pela luz e os mecanismos naturais de proteção, pode beneficiar-nos em áreas alheias à fotossíntese como a medicina. Por exemplo, algumas substâncias como a clorofila tendem a localizar-se em tecidos tumorosos. A iluminação destes tumores causaria um dano fotoquímico, que poderia matar o tumor sem consequência para o tecido são.
Outra aplicação médica é a utilização de substâncias semelhantes à clorofila para delinear a área cancerígena do tecido são. Danos fotoquímicos ao tecido são não ocorrem pois, os princípios da fotossíntese foram utilizados para converter a energia absorvida em calor.